terça-feira, maio 15, 2007

Deutschland - Take 2

Olá a todos!!!!!

A aventura alemã já está na 2ª semana!! O tempo tem passado no instante!

Comecemos pela parte que me trouxe aqui…. (por acaso não foram as festas que temos feito dia sim, dia não!!!!!! ;) ) isto é, a formação em SAP HR – SAP é um programa e RH é a vertente desse programa vocacionada para a gestão de recursos humanos, desde a informação pessoal dos trabalhadores de uma empresa, passando pela contratação de pessoas, despedimentos, férias, vários tipos de gastos pessoais, etc, etc….
Nesta primeira semana tivemos um contacto mais geral com aquilo que iremos aprender durante este período de formação. Aprendemos alguns dos comandos mais importantes que iremos utilizar no futuro. O horário da formação decorre entre as 9.00h e as 18h com uma hora de almoço (numa cantina alemã que nos serve uma quantidade de comida inimaginável, maioritariamente saborosa :-\ ), e alguns intervalos durante o dia. Após a formação um autocarro -nos buscar diariamente às 18.30 para nos levar de volta para Sandhausen – local onde fica o hotel.

Passemos agora à parte mais interessante….. a vida social!!!!!!!! Após esta primeira semana, diria que logo nos primeiros dias, formaram-se diferentes grupos de pessoas, a maioria dos quais tendo como factor comum a nacionalidade. No nosso caso, dos portugueses, esse não foi nem pouco mais ou menos o factor determinante, senão vejamos: 3 portugueses: eu, o Miguel e a Marlene, o John (irlandês a trabalhar em Madrid), a Chiara (italiana a trabalhar em Madrid), a Aleksandra (polaca a trabalhar em Barcelona), o Lee (inglês a trabalhar no Reino Unido), o Parm (inglês também a trabalhar no RU), a Minna( finlandesa a trabalhar em Helsínquia) e a Michelle (americana a trabalhar no Colorado, USA (está SEMPRE a falar dos EUA….)). A língua comum é claramente o inglês, mas quando é possível falo com os “espanhóis” em espanhol, ou portinhol, como queiram ;) .

Praticamente todos os programas são feitos em conjunto, desde almoço, jantares, idas ao supermercado e, claro está, PARTIES!!! Durante esta primeira semana, estas têm ocorrido “Day On, Day Off “:).

O meu dia de anos, que claro que tinha de calhar num “Day On” foi um dia engraçado, apesar de ter sido a 1ª vez que o passei longe de casa. Durante o dia tivemos um dia normal de formação e depois à noite, fomos TODOS, isto é, todos aqueles com quem temos formação = 25 pessoas, jantar a um restaurante italiano (para não variar!!). Foi o jantar de aniversário mais internacional que alguma tive!!!! Gostei imenso!!!
Após o jantar a festa continuou noite fora no hotel no quarto do Lee (um dos ingleses). Muito giro!!!!!!!
Claro que o dia seguinte foi QUASE totalmente improdutivo…. :( .

Na 6ª feira fomos convidados pela Accenture para jantarmos num restaurante típico alemão, onde pela 1ª vez consegui provar as famosas Bratwürst (salsichas alemãs fritas), que nem são muito más. Se quiserem experimentar não precisam de vir até à Alemanha, basta irem ao supermercado!! :P

No fim de semana, no sábado, infelizmente tivemos de mudar de hotel. Infelizmente porque o outro hotel era mais acolhedor e o meu novo quarto não tem qualquer comparação com aquele que tinha no outro hotel.

Este hotel, localizado em Leimen (local onde nasceu o Boris Becker), fica mais perto do escritório do que o outro, o que leva a que tenhamos de apanhar o “tram” para lá chegar (10-15 mn). Ao fim do dia, fomos até Heidelberg (finalmente!!!! – apesar de não ter dado para ver quase nada, nem sequer o castelo) jantar.
Estando em Heidelberg à noite, tivemos de aproveitar para conhecer a vida nocturna desta cidade, como não poderia deixar de ser! Fomos a alguns bares e acabámos por voltar para o hotel relativamente cedo (apesar de não saber que horas eram…). Passámos o resto da noite no hotel, desta vez no quarto do John.
No Domingo, à hora do almoço, tivemos uma visita organizada para ver o Auto & Technik – Museum Sinsheim, que fica relativamente perto e onde pudemos entrar num Concorde da Air
France e na versão russa do Concorde, o Tupolev. Neste museu existe uma quantidade imensa de carros, motas, aviões, helicópteros, tractores, etc., desde o final do séc. XIX até aos dias de hoje. O museu é mesmo muito grande e interessante. Também vimos um filme em 3D sobre a vida subaquática. Muito giro e muito relaxante….relaxante demais talvez, por foram vários os casos de pessoas que adormeceram…eu acho que também passei pelas brasas durante alguns segundos ou minutos… :). De seguida fomos a um Seafood Restaurante que de Sea apenas tem o nome e uns peixinhos que eles por lá tinham…nada a ver com as nossas marisqueiras!!! Mas acabámos por jantar bem!

Por achar que me já alonguei demais, fico por aqui e deixo aqui mais um resumo daquilo que se passou na 1ª semana, e a mais relaxante das 7 que passarei na Alemanha.

P.S.:
Esta semana já vai ser mais a sério!….. se calhar temos de alterar as datas das festas para Day On, Day Off, Day Off, Day On…. ou se calhar não…… MN

1 Comments:

At terça-feira, maio 15, 2007 9:40:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Confesso que li por alto mas... não andas a dormir demasiadas vezes em quartos de rapazes? :P bj grd grd